De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o CRAS(Centro de Referência em Assistência Social), em municípios com atendimento de até 2500 famílias, que é o caso de David Canabarro, deve ter em sua equipe mínima:

Um Coordenador Técnico com nível superior.

Dois Técnicos de nível superior, sendo um com formação em Assistência Social e outro com formação em Psicologia.

Dois Técnicos de nível médio.

Previsão para contratação de estagiários de acordo com a NOB-RH/SUAS, com supervisão de Técnico com nível superior.

Vide: http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/assistencia-social/psb-protecao-especial-basica/cras-centro-de-referencias-de-assistencia-social/cras-profissionais

Hoje o CRAS de David Canabarro conta com uma Coordenadora, uma Assistente Social, uma Técnica de nível médio e uma estagiária. Portanto, necessitando a contratação de mais um Técnico com formação em Psicologia e um Técnico com nível médio, para ter formada a equipe mínima exigida pelo MDS, correndo o risco de perder o convênio vigente, deixando desassistidas as famílias que vem sendo atendidas pelos programas em curso. Tendo em vista estes fatos, o prefeito enviou ao Legislativo dois projetos de lei, N°40/2014 e N°42/2014 para a criação dos dois cargos necessários, projetos que foram reprovados pelos vereadores Gilmar Moreschi, Aldérico Paludo, Raquela Tibola, Rodrigo Vassoler e Sidirlei Godinho dos Santos.

Pode-se ressaltar que a coordenadoria regional do CRAS, de Passo Fundo, entrou em contato diretamente com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilmar Moreschi, a fim de explicar a obrigatoriedade de regularização para estas adequações, mesmo assim o projeto foi reprovado.