No início do ano de 2013, pouco mais de duas semanas após ter assumido a Prefeitura Municipal, a atual Administração recebeu uma notificação da Fepam sobre irregularidades no aterro sanitário do município. "Nos deram prazos para nos adequar, sob pena de não renovar a licença ambiental", afirmou o prefeito Marcos Oro, no programa radiofônico da Administração, que foi ao ar no último sábado. O prefeito ainda completou dizendo que "assumimos com vários problemas no aterro e no recolhimento. Contratamos uma empresa pra organizar todo o trabalho até nos adequarmos às exigências feitas pela Fepam". Há cerca de dois meses uma empresa voltada para questões ambientais vem realizando um trabalho de readequação do aterro sanitário. O responsável pela empresa, Fernando Camozatto, também participou do programa. "O aterro esta renovando a licença junto a Fepam. Para isso uma série de adequações físicas e de documentação estão sendo feitas, para que o município continue utilizando a área. A situação física era muito ruim e uma série de adequações precisaram ser feitas. É uma preocupação para que se coloque tudo em dia", ressaltou. Uma das questões levantadas é que a média de produção de lixo em David Canabarro é superior a de outras localidades e o excesso de resíduos gerados estaria diminuindo a vida útil do aterro. A falta de separação em muitos casos também é uma das dificuldades enfrentadas."É uma consequência. Vem de anos. Vem se acumulando. E hoje nós chegamos ao limite", afirmou Camozatto. Para resolver a situação foi montado um plano com algumas metas. O aterro não parou de funcionar. Há 60 dias iniciaram melhorias. Foram aberto poços de monitoramento de água, pra ver se há contaminação. Isso era uma exigência de 4 anos atrás e que não foi feita. Uma célula antiga está sendo fechada e aberta uma nova. O galpão de reciclagem foi remodelado e aberta uma lagoa de decantação. Na próxima sexta-feira acontece um encontro com entidades e com a população, para debater a questão do lixo na cidade. O evento acontece na Casa da Cultura, Domingos Bresolin, as sete e meia da noite.