Depois de mais de seis meses de espera, finalmente o Governo do Estado assinou a renovação do convênio com o Hospital São José, de David Canabarro. O assunto foi largamente debatido durante o programa radiofônico da Administração Municipal, no último sábado, dia 5 de julho. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito de David Canabarro, Marcos Oro e o presidente do hospital, Genuir Marchezi. Já era de conhecimento da comunidade regional as dificuldades enfrentadas para manter a instituição. "Tivemos que recorrer a empréstimos bancários e até um empréstimo de 50 mil reais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para manter as nossas atividades. A partir de agora vamos poder respirar um pouco" afirmou o presidente do hospital. Já o prefeito Marcos Oro comemorou. " Depois de muitos esforços, de muitas pessoas se envolverem finalmente se chegou a assinatura desse convenio. É muito gratificante para a Administração Municipal saber que pode participar de forma ativa para que isso fosse possível." A garantia de que tudo está certo foi dada por telefone, na participação do coordenador regional de saúde Lauri De Carli, no programa de rádio. De acordo com ele o Governo do Estado está renovando convênios com uma série de hospitais, mas que o convênio com Hospital São José foi o primeiro a ter a assinatura definitiva. "O hospital tinha um contrato onde tinha previsão de receber em torno de 55 mil reais, mas não vinha recebendo esse dinheiro. Recebia apenas pela produção, em torno de 17 mil reais. A partir de agora o hospital está habilitado a receber 91 mil reais por mês. Isso dá tranqüilidade para a direção, para os funcionários e para a comunidade que passa a ter um atendimento mais qualificado" – afirmou o coordenador. Com a adição desses valores, mais os contratos com os municípios, o hospital vai disponibilizar novos serviços. O mais impactante vai ser a implantação do plantão médico presencial. A assinatura do convênio dá garantias na continuidade dos serviços, mas para a direção é importante que a comunidade continue mantendo esforços para colaborar com a instituição. " Temos várias formas que as pessoas podem nos ajudar. Esperamos que esse espírito continue. É uma conquista de David Canabarro" – completou o presidente Genuir Marchezi.